PLANO : EMAGRECER. dicas para uma " dieta " saudável

julho 01, 2012



Insisto sempre num plano saudável para uma dieta. Já vos tinha falado antes nos posts "Zero is not a size" que não acredito nos produtos que fazem milagres e dei-vos o exemplo da minha mãe, um caso que não correu bem.
Uma dieta não é privar-nos de comer, pelo contrário, privar o corpo de comer vai fazer com que esta absorva mais gorduras que o normal. A melhor escolha no que toca a alimentação é trocar alimentos com um teor elevado de gordura por outros que nos forneçam menos calorias. Escuso de dizer que exercício físico é mais do que obrigatório. 
Este é o primeiro post com algumas dicas, nesta época o que não falta são dicas e mais dicas para manter um estilo de vida saudável. :)

Antes de começar calculem o vosso IMC e o vosso Peso ideal.



Primeiro passo: Diário da dieta
Estabelecer metas, tanto semanais como a meta final. Devem ser metas fáceis de atingir, não podemos querer perder 10kg numa semana, impossível. Neste diário devem também incluir refeições que fazem durante o dia e obviamente o vosso peso (toca a perder o medo da balança meninas)pesem-se de manha, sem roupa, uma vez por semana pesem-se para saber os resultados.
Eu aconselho este diário por uma simples razão, a Rita (antiga colaboradora do blog) decidiu que queria ter uma alimentação melhor e foi a uma nutricionista (aconselho), uma das tarefas dela é o diário alimentar, para saber o que come, onde erra e o que pode mudar.

Calorias e Alimentos
Trocar os alimentos é importante. Saber as calorias do que ingerimos é importante para saber o total, cada pessoa deve ingerir um certo numero de calorias (calcular aqui). De acordo com esse número assim devemos comer.
As vezes há pequenas coisas que nos esquecemos, grelhamos um bife ou peixe mas depois cobrimos com molho de manteiga.
Não temos que acabar com os molhos, temos que os reinventar de forma a reduzir as calorias, este site permite calcular as calorias dos alimentos.



Alimentos que se podem consumir sem restrições:
Proteínas: peixes, frango, carne, queijo branco 0%...
Legumes: cozinhados e crus a cada refeição, para um equilíbrio alimentar e celular e garantir a obtenção de sais minerais e fibras.

Controlar sem nunca eliminar:
Os açúcares de absorção lenta: pão, arroz, massas, batatas. É na quantidade, nos acompanhamentos (molhos…) e nas associações que reside o perigo para o equilíbrio alimentar.

Restringir:
Gorduras saturadas ou não saturadas: charcutarias, fritos, margarinas, salsichas, queijos gordos ou amanteigados, carnes gordas, manteigas, óleos, ovos.
Os açúcares rápidos: álcool, açúcares, mel, bebidas gaseificadas, sumos artificiais, pão branco, arroz branco.


Por enquanto estas são algumas das dicas que vos deixo. Vou continuando a deixar mais. :)
fontes: saber viver e prevenir

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17 Comentários

  1. Respostas
    1. eu também quero engordar mais uns kilos, mas vejo as pessoas a minha volta a fazerem coisas loucas para perder peso, partilhar algumas dicas não custa! ihihiih

      além do mais para engordar é preciso fazer o mesmo comer equilibradamente e de forma saudável. :)

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  2. Só tenho pena de eu e as dietas não sermos muito amigas :(

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  3. óptimas dicas dear, tenho de me mentalizar de mtas coisas daqui, mas é bom ler e reler :D
    ********
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

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  4. Nice blog!
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    XO

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  5. E nas carnes preferencialmente carnes brancas.. o franjo, perú, coelho! E evitar mais a carne de porco :p

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  6. Such a great post!!!

    I'd like to keep in touch with you.
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    Let me know! Kisses,

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  7. Adoro a Schwarzkopf, e costumo usar o shampoo e a máscara no Verão!

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