PLANO: EMAGRECER dicas para uma "dieta" saudável PARTE 2

julho 08, 2012


Olá meninas :) Como têm estado. Não sei se alguém se aventurou a alterar a sua alimentação, mas se sim gostava muito de saber como está a correr.
Hoje falo de alguns básicos que nos esquecemos muitas vezes e acabam por ter algum impactos, são alguns "Do and Don't!".
BEBIDAS
Quando começamos uma  alimentação saudável pensamos instantaneamente na comida que podemos alterar, mas não é só por ai que podemos cortar. Aquilo que bebemos também tem um grande impacto na nossa alimentação.

  1. Beber 1,5l a 2l de água por dia, privilegiar a água como bebida fundamental (e para quem conseguir, bebida única). 
  2. Cortar nas bebidas/sumos com gás, mesmo que sejam light. Ter atenção que os sumos sem gás contêm um elevado teor de açucares, por isso também devem ser reduzidos. Dica: ice tea home made - em vez de comprar ice tea, que vem com corantes e conservantes, podemos fazê-lo em casa de um forma mais saudável, fazer um chá com um sabor á escolha, (chá verde preferencialmente) e adoçar moderadamente, colocar no frigorífico até ficar a uma temperatura a gosto.
  3. Reduzir ao máximo bebidas alcoólicas, suspender completamente (em ocasiões de festa beber moderadamente)..
Por vezes pode ser complicado beber só água, não sei se já falei aqui, eu antes não conseguia beber água porque não tinha sabor (estranho eu sei), optem por sumos naturais feitos em casa, façam limonada, tenham apenas atenção ás quantidades de açúcar que usam.
COMIDA
Quando falamos em doces não se aplicam só a chocolates e gomas, inclui também bolos, bolachas, gelados, mel, devemos reduzir o consumo ao máximo, estes alimentos são ricos em açúcar, que não contêm nenhuma substância vital e está repleto de calorias.

  1. Prefira cereais integrais aos cereais normais. 
  2. Pão integral é melhor opção do que o pão feito com farinha branca.
  3. Aumente o consumo de vegetais e legumes, sopas são uma óptima opção para iniciar uma refeição.
  4. Reduzir o consumo de sal, as especiarias são a escolha mais indiciada para temperar os alimentos.
  5. Nada de molhos pré preparados, ketchup, maionese, mostarda e todos aqueles molhos que são para saladas e diversos. Se quiser algum molho para acompanhar a refeição faça-o, procure uma receita saudável e consulte a tabela de calorias (post anterior) para saber se os ingredientes que pretende usar têm um elevado teor das mesmas ou não (faça uma porção muito pequena). 
  6. Reduzir o consumo de produtos de charcutaria e queijos.
  7. NÃO CONSUMIR FAST FOOD! (As famosas saladas que os centros comerciais oferecem, se usarem algum dos molhos é fast food, por isso não! Coma em casa ou leve uma refeição já feita para o trabalho).
  8. NÃO COMER FRITOS! 
Resumindo, alimentos e bebidas proibidas:
- Laticínios gordos e açucarados (leite condensado, natas, queijos ou iogurtes gordos) 
- Carne gorda (pato, ganso, cabrito ou ovelha e enchidos)
- Fígado e patê de fígado
- Fritos com farinha, pão ralado, massa de pastel ou rissol e massa folhada
- Conservas em gordura
- Marisco (ostras, lagostins, caranguejo e delícias do mar)
- Frutos secos e enlatados
- Álcool (vinhos doces, vinhos rosé, vinho verde, cerveja, whisky e licores)
- Refrigerantes (mesmo os light)
- Doces (bolachas, gelados, chocolates e pastéis)

EXERCÍCIO FÍSICO
É imprescindível fazer exercício, para quem está a começar faça uma corrida de 30 minutos a 40 minutos em passo lento. Quem tiver a oportunidade de ir ao ginásio peçam uma aula com um personal trainner, ele sem dúvida vai saber qual é o melhor plano de exercícios para cada pessoa (ele observa o vosso corpo e percebe logo quais as zonas que precisam de mais trabalho e que exercícios se adequam a essas zonas).
Para um próximo post vou deixar-vos alguns exercícios que podem fazer em casa.

fonte: saber viver e sapo mulher

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13 Comentários

  1. Olá :), obrigada pelo comentário querida. Gostei muito deste post. Muita água e alguns cortes fazem logo a diferença.

    Beijinhos *

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  9. Acerca do mel é mentira. É preferível ao açúcar e ao aumenta a capacidade de concentração e etc. É óptimo para a época de exames!

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  10. "É imprescindível não fazer exercício" acho que tem um "não" a mais, pois assim fica com o sentido contrário ao que queres dar :)

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  12. delicias do mar como alimento proibido? A minha medica disse para usar e abusar das delicias do mar, porque são saudaveis e pouco caloricas.. Agora fiquei confusa..

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