ENTREVISTA A FASHIONISTA : MIGUEL VEIGA

janeiro 02, 2013

Encontrei-me com Miguel nos armazéns do Chiado, cumprimenta-nos e seguimos para o nosso café, Milano. Falamos por um bocado, afinal tínhamos imensas coisas para “catch up”. O ambiente em redor era fantástico e tive pena de não conseguir gravar a entrevista, porque teria ficado fantástica. Por entre risos e fofocas demos inicio às questões.


Nome: Miguel Silva Veiga
Idade: 17 Anos
Signo: Virgem
Ocupação: Estudante
Ambições: Acabar os estudos, tirar o curso de Design e trabalhar numa revista de Moda.


Paula Taveira (PT) : Descreve-me o teu estilo?
Miguel Veiga (MV): Peças casuais. Calças pretas, sapatos, mala preta, conjugo sempre com acessórios mais elaborados, uns vintage outros mais futuristas. Negro! Não saio da esfera negra. Não é que não tenha coragem para o fazer, apenas gosto mais de me ver de negro.


PT: Quem é o teu ícone, a pessoa que te fez inspirar, que te fez entrar neste mundo, moda?
MV: A minha mãe. Tudo começou com a minha mãe, sempre vivi com ela e a minha avó. Essa convivência fez com que tivesse gosto pela moda. Sempre tive o gosto, a noção do que fica bem, o que se usa ou não, o que fica bem nos tons de pele, o que fica bem nos tipos de corpo.


PT: Começas-te a abraçar a moda quando?
MV: Durante o básico e o secundário envergou por ai. Não nasci assim vestido, quem me dera! Fui evoluindo com os meus próprios erros. Consumo muitas revistas de moda, sou leitor compulsivo da Vogue Online, Daily BLESS e não da Happy Woman (demasiado drama!). Revistas de moda têm que falar de moda. Nós temos que comer moda.


PT: O que achas da moda em Portugal, (designers, fashionistas, por ai)?
MV: Em Portugal há muitos bons estilistas com excelentes trabalhos, mas a sua divulgação está escassa. Se não fosse a Moda Lisboa e o Portugal Fashion mal eram faladas. Em Portugal há fashionistas com estilo e que se vestem bem, mas também há quem pense que pode criticar a moda sem terem qualquer sentido estético.


PT: Achas que Portugal têm e vai conseguir ter o potencial que se vê e há em New York, Paris, Milão, relativamente a moda? Vamos conseguir atrair como as grandes capitais de moda?
MV: Por agora está a anos-luz de acontecer. Vivemos numa sociedade primitiva com medo de desenvolver e explorar novas áreas, porque consequentemente as pessoas ganham um certo medo de se libertar de ideias antigos. Vejo uma luz ao fundo do túnel, com uma mente não tão  presa aos ideias antigas.


PT: Quando te vestes o que tentas transmitir?
MV: Visto-me sempre para mim em primeiro lugar, nunca para os outros, e como dizia uma escritora “Eu venho ao Chiado para ver e ser vista”. Quando saímos a rua sabemos que vamos  ser vistos, somos julgados positivamente ou não.E é importante realçar que  há uma diferença que as pessoas têm que saber fazer, que não é só a classe alta (financeiramente) que se consegue vestir bem. Há uma luta constante pela procura de peças chave, que com os acessórios certos e peças básicas faz um outfit parecer único. Também a personalização individual das peças torna não só um outfit único como também define o nosso estilo.


PT: Eu sei que tu personalizas as tuas peças! Como fazes, onde arranjas os materiais, a inspiração?
MV: A personalização das peças faz parte de um conceito de moda e individualismo do estilo. A inspiração vem de um pouco de tudo, peças, designers internacionais, tardes de cafés com amigos, noites, um pouco de tudo. Para a personalização de peças procuro materiais em lojas de bijutaria.


PT: Qual é a tua peça favorita personalizada por ti?
MV: O colar de penas. 



PT: Achas que és julgado?
MV: Sim, todos os dias que saio de casa, positivamente e negativamente, já ouvi elogios a chamarem-me de “uau you’re divine” como “oh meu deus o que é isto”, até mesmo quando estou com a minha mãe.  Apreendemos a não ligar a isso, se alguma vez ficasse intimidado por isso não saia de casa. Muitas dessas pessoas queriam ter a audácia e a coragem de usar muitas das coisas que nós usamos. “Everybody wants to be like us” – O Diabo veste prada. 




As perguntaras ficaram por aqui, mas a conversa ainda continuou. A minha admiração pelo Miguel aumentou, ele tem uma consciência em relação ao mundo que todos nós amamos, e algo que me despertou a atenção, apesar de saber que ele é humilde, foi a humildade para com os outros, algo que me foi ensinado, por ele, foi a respeitar o estilo de cada um, e aceitar. E é com admiração, que pela primeira vez “conheço” alguém tão jovem com a cabeça no sítio, que respira, come e vive Moda e não se limita a seguir. E é por isso que lhe digo, tu ainda vais
ter um grande futuro.  


Aproveito para agradecer novamente. Obrigada Miguel, pelo apoio neste meu projecto, por te teres disponibilizado e deixares partilhar um pouco de ti. 

You Might Also Like

21 Comentários

  1. Adorei a entrevista, já tinha visto um pouco do estilo do Miguel nas redes sociais. ele tem um estilo muito próprio.

    parabéns a ambos pela entrevista.

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso da entrevista! Parabéns pelo projecto e pela dedicação.
    Gostei das respostas do Miguel mas acho que quando ele diz que "em Portugal há fashionistas com estilo e que se vestem bem, mas também há quem pense que pode criticar a moda sem terem qualquer sentido estético" não está totalmente correcto visto que o "sentido estético" é muito subjectivo e claro que varia sempre consoante os gostos de cada um :)
    Tirando isso, concordo com tudo o que ele disse e desejo-lhe a maior sorte e o maior sucesso possível!

    ResponderEliminar
  3. Lovely style !
    Very classy and soo beautiful ♥♥

    New follower .
    lets follow me!
    xx

    ResponderEliminar
  4. wow! nice post,
    thanks for sharing,
    you have amazing blog,
    definitely following,
    hope we can follow each other

    xo
    www.jiglycious.com

    ResponderEliminar
  5. adorei!! adoro que nao se importem com a opiniao de ninguem e enverguem o que os faz feliz e confortaveis na sua propria pele <3

    ResponderEliminar
  6. Hello beautiful. I did not know your blog. It has great style and you are very pretty. You have a new follower. I invite you to know my blog. I hope your visit and if you like we can follow PersonalStyle;) A big hug.
    www.blogpersonalstyle.com

    ResponderEliminar
  7. Hi! I just discovered your blog by chance and I love it! So now you have a new follower.

    I invite you to visit my blog and if you like I'll be happy to follow me also.

    a hug

    www.estilostiletto.com

    ResponderEliminar
  8. Hello!
    After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot".
    "International Directory Blogspot" is made of thousend of blogs from 151 countries. If you join us and follow our blog, you will have many more visitors.
    It's very simple, you just have to follow our blog, enter your Country and your blog url in a comment, and you will be automatically integrate into the Country list.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world and to share different passions, fashion, paintings, art works, photos, poems.
    So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
    I think this community could also interest you.
    We ask you to follow the blog "Directory" because it will give you twice as many possibilities of visits to your blog!
    Thank you for your understanding.
    Please follow our blog, it will be very appreciate.
    I wish you a great day, with the hope that you will follow our blog "Directory".
    After your approval to join us, you will receive your badge
    Regards
    Chris
    I follow your blog, I hope it will please you
    To find out more about us, click on the link below:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Estou COMPLETAMENTE fã do Miguel *.*
    Disse tudo aqui, tudo! :')
    É ótimo ver pessoas assim e todos os dias, se possível :)

    http://withlove-fromb.blogspot.com ♥

    ResponderEliminar
  10. migueel! és diva para sempre, só me admiro é que apenas agora te vejam como modelo que és á muito! beijinhos.


    btw... "'cause you were born this way"

    ResponderEliminar
  11. ADOREI a entrevista! Ainda não conhecia o Miguel, mas fiquei super fã! Gostei imenso das respostas! :D

    Beijinhos,
    touchofpurple.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Tive a oportunidade de conhecer o Miguel este ano e gostei da espontaneidade e da pessoa verdadeira que transmite ser.Ler isto só veio reforçar a ideia que tenho do pouco que conheço dele,em poucas palavras e de uma maneira mais street "és fixe" Miguel. bjs e parabéns pela entrevista!!

    ResponderEliminar
  13. Hi! Great post! I would like to invite you to know my blog, you like? ;)
    www.mvesblog.com

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia o Miguel,mas gostei bastante tanto da entrevista como do estilo!

    ResponderEliminar
  15. Adorei! Miguel não ligues ao que os outros dizem! Todos temos o direito de estar como nos sentimos bem!!

    Maria
    10cmdesaltoalto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Loved interview. I see you have a passion for blogging, I've been following. I hope you can check out my site: http://theproverbs.net and follow to keep in touch. I just made a new post titled "HEISGREATERTHANI". Hope to hear from you soon and following. Thanks for your time and God Bless :)

    Steven B.

    ResponderEliminar
  17. Nem tinha visto e adorei a entrevista! :D <3

    www.diaryofffashion.blogspot.pt

    ResponderEliminar

♡ PARCEIROS ♡