Ó DA CASA | OS GRELOS, O BACALHAU E AS COUVES

18 novembro



Chegar a casa depois de um dia longo (entenda-se bem longooo) e ainda ter que colar a barriga ao fogão é o sonho de qualquer mulher. Aliás, é o sonho da minha vida.
Desde pequena que ambiciono chegar a casa montada no meu salto alto, com o meu cabelo todo aperaltado num penteado daqueles que parece que tenho um animal na cabeça prestes a saltar, a maquilhagem tão fresca que parece acabada de fazer, 2 litros de perfume em cima e um vestido tão aperto e justo que só por si nos faz queimar calorias.

Isto, minha gente, é a realidade. Pelo menos, é aquilo que querem que nós acreditemos. Pois bem, não é verdade. É impossível ser tudo assim e escusam de vir dizer que A e B conseguem porque não acredito. E, sinceramente, A e B deviam ter vergonha na cara por venderem este sonho que não é real, nem para eles! Só faz uma pessoa sentir-se mal...
Porque é que acham que não tenho a tradicional consola e espelho à entrada da casa? Eu digo. É para não ver o meu triste aspecto de acabada cada vez que chego a casa. O que os olhos não vêm o coração não sente.
Interiorizo que estou tudo o que é de bom e está feito.



Dramatismo à parte (tinha que deitar cá para fora, quem nunca não é verdade) e focando no tema...

Eu já vos tinha falado num episódio de grelos. Mas, entretanto, já veio o do bacalhau e o das couves. A verdade, é que eu até podia ir mais longe e chamar a este post "Os grelos da minha sogra, o bacalhau da minha mãe e as couves da tia", mas isso ia levar-nos para outros caminhos, que, pessoalmente, não quero descobrir. Grelos da sogra, a sério? ...

Cá vai.
Os grelos

Quem, daqui, com 26 anos, sabe cozinhar grelos?
Eu não. Gosto de os comer, mas não sei cozinhá-los. Por isso, partilho convosco o básico, que aprendi neste mini episódio, para que possam de facto comer os grelos. Não entendem? Passo a explicar.
Como não sei, fiz o que seria expectável fazer: Google - Cozinhar grelos - Como cozinhar grelos - Grelos receita - receitas com grelos? Não.. - Grelos cozidos receita.
Milhentas leituras depois lá cheguei à conclusão de como se faz grelos. Achei eu. Meti água ao lume, sal, azeite e deixei aquilo ferver. Lavei os grelos, meti tudo lá para dentro e deixar passar os supostos 5 minutos. Provei. Parecia palha, textura péssima. Deixei mais 5 minutos, não comento. Passados 10 minutos, se era possível ter ficado pior, então ficou. Já no desespero desisti e deixei aquilo cozer mais de meia hora, ou ficava ou não ficava.
Quando dei conta, nem 1/3 tinha na panela, porque os grelos encolhem e ninguém se lembrou de colocar isso na receita. Uma panela cheia deu 4 garfadas para o jantar e 2 na marmita do dia seguinte. Além de ter ficado com uma amostra fiquei também com uma papa (exagero, mas parecia).
No dia seguinte, em conversas com quem sabe, percebi que não devia colocar o azeite na cozedura, apenas água com uma pitada de sal bastava e o tempero extra coloca-se depois.
Mas a melhor parte, foi ter percebido que não estava a comer grelos, mas sim nabiças. O que, até ao dia de hoje, ainda não me entra qual é a diferença, mas quem sabe diz que há, então há e eu nem discuto!

Conclusão masterchef: chumbado

O bacalhau 

Cozer bacalhau para mim tem alguma ciência, mas a coisa acontece. Faz-se um grão básico, adiciona-se uma cebolinha e fica um mimo.
Porém, ele gosta do "Bacalhau na Pela" que a mãe faz e pediu-me para fazer. A minha reacção: "...gri gri gri gri... ahhhh....ok..."
A sorte é que eu estava no mood para cozinhar (eu adoro cozinhar, mas detesto fazer porcaria), tinha tempo, então decidi tentar! Tentei e só pensei "Orgulho de uma mãe!". Posso não ter acertado nos grelos, mas acertei em cheio no bacalhau. Sem receita, consegui, mais ou menos, replicar à minha maneira o dito do bacalhau! E, posso dizer que eu, Paula Taveira, tenho a minha primeira receita característica, que, se tudo correr bem, vai passar para os meus filhos e netos, e vai ser o pedido para os almoços de Domingo! Como sei que ficou bom? Simples. Ontem, fiz a minha receita e ele comeu TUDO e, melhor ainda, quando fiz pela primeira vez saiu um "Está mesmo bom!!", o que é super raro num homem, pelo menos no meu.

A receita? Não partilho! :p
Conclusão masterchef: aprovado

As couves

Esta é curta e grossa.
Não sei cozer couves. Tanto deixei andar que elas ficaram amarelas.
Agora, acho que não as posso comer...

Conclusão masterchef: não aceitar couves!

Isto assim contado não tem tanta piada.
Eu adorava era conseguir gravar-me na cozinha a fazer estas coisas.
Adorava ainda mais conseguir gravar as conversas que tenho com as minhas colegas e a reacção delas face à minha habilidade.

Eu acho que cozinho bem, mas só se aplica àquilo que sei fazer e que faço com tempo.
Quando é à pressão é como eu digo "Se não tiver bom, comes na mesma".

P.

Não se esqueçam de seguir o blog no facebook e no instagram! 
Facebook: @dailyboostt
Instagram: @paulataveira

You Might Also Like

0 comentários

parceiro

parceiro

Like us on Facebook